A filosofia Lean aplicada à construção civil

A filosofia Lean aplicada a construcao civilO modelo de construção enxuta (ou lean construction) toma por base os princípios do sistema Lean e os aplica ao setor da construção civil. De acordo com o presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon), Marcos Novaes, o conceito pretende identificar os pontos que são diferenciais para o cliente. “Muitos construtores acham que colocar uma sauna em um prédio vai agregar valor, mas muitas vezes o cliente está mais preocupado com outras questões, como a segurança”, explica.

Segundo Novaes, para eliminar o desperdício que existe na cadeia de valores da construção civil é necessário seguir três passos: planejamento da periodicidade da obra, desenvolvimento dos projetos e produção. Neste ponto, o presidente ressalta a necessidade de o engenheiro ir diretamente ao chão de fábrica (também chamado de gemba). “Há uma inversão de valores. O engenheiro busca os funcionários para oferecer treinamento e orientação, e não o contrário.”

O professor Carlos Formoso, membro do Grupo Internacional para a Construção Enxuta (IGLC), explica que os principais impactos da implantação do modelo são o aumento da confiabilidade da produção, redução dos prazos e, ao longo do tempo, aumento da produtividade. “Há também implementações que implicam no aumento da satisfação dos clientes”, acrescenta. “É uma jornada de longa duração que leva a mudanças radicais”.

Texto original de: O Povo.

Comments are closed.